:: EMDAEP | Empresa de Desenvolvimento, Água, Esgoto e Pavimentação de Dracena ::
Emdaep faz campanha sobre óleo de cozinha
08 de Abril de 2009 - 15:39

Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez milhares de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo – por muitos anos, informam especialistas no assunto.
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, facilitando o surgimento de ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. É que, após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.
“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto", afirma Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/ Senai.
Segundo Marcos Marcelo de Moraes e Matos, presidente da ONG Academia de Gestão Pública (Agespub), uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana. O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia. O Brasil produz 9 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. Mas apenas 2,5% de todo esse óleo é reciclado e reutilizado para a fabricação de sabão, massa de vidraceiro e biodiesel.
MAIS INFORMAÇÕES - Quando falamos em frituras, ele está lá. O óleo de cozinha é parceiro de donas de casa que, quase sempre, o utilizam para fazer algumas de suas delícias. O problema surge quando se pensa em descartar o óleo. Jogo fora na pia? Na descarga do vaso sanitário? No bueiro da minha rua? Não! O que muitas pessoas não sabem é que o óleo de cozinha é altamente poluente, principalmente, quando em contato com a água. Por esse motivo, a melhor alternativa é colocá-lo em um vidro ou garrafa pet e entregá-lo no local indicado.
A Emdaep realizará em breve campanha junto à população sobre o melhor destino para o óleo de cozinha usado.





 
EMDAEP - Empresa de Desenvolvimento Água, Esgoto e Pavimentaçâo de Dracena
Fone: (18) 3821-8383
Rua Euclides da Cunha nº 98      Centro       Dracena - SP       CEP:  17900-000
© 2010 MAF Sistemas - Todos os direitos reservados
Resolução mínima 1024 x 768